Gaiteiros abrem comemorações do Dia dos Centros Históricos

O Dia dos Centros Históricos assinala-se a 28 de março e, para celebrar esta efeméride, a Freguesia de Pombal leva a efeito um conjunto de iniciativas que pretendem dinamizar a zona história e envolver a comunidade nestas comemorações, que animam o último fim de semana de março.

O arranque desta iniciativa acontece este sábado, com a realização do IV Encontro de Gaiteiros da Freguesia de Pombal. Os nove grupos de gaiteiros participantes encontram-se às 9h e irão em arruada pela cidade, visitando também as instituições sociais da freguesia com valência de lar, culminando com a atuação na Praça Faria da Gama, pelas 16h.

O domingo é dedicado à saúde e bem-estar, desde logo com o rastreio de saúde para os fatores de risco de AVC, na sede da Freguesia de Pombal, a partir das 9h, em parceria com a Delegação de Pombal da Associação Portuguesa de AVC. Também a AREC da Ranha de Baixo volta a associar-se a esta iniciativa, realizando o III Eco-Trilho do Arunca, que nos leva, a partir do Parque Verde do Açude (partida às 10h30), ao longo do corredor ribeirinho e até à Ranha de Baixo, onde nos espera um Festival de Sopas.

No dia 28 de março, Dia Nacional dos Centros Históricos, o Celeiro do Marquês vai ser o palco de um Serão Cultural com a Tuna e Clube de Leitura da Universidade Sénior de Pombal e os Irmãos Silva. Este encontro cultural, com entrada gratuita, tem início marcado para as 21 horas.

As “Montras do Comércio Local” também terão outro colorido por estes dias, com a exposição de trabalhos desenvolvidos no âmbito das Atividades Extracurriculares de expressões artísticas, numa ação que conta com a colaboração da ACSP – Associação Comercial e de Serviços de Pombal.

Com esta programação, a Junta de Freguesia de Pombal pretende contribuir para uma maior dinâmica na zona histórica, preservando e promovendo o património e a cultura, em parceria com o Município de Pombal e as instituições locais.

Pombal, 22 de março de 2021